domingo, 11 de novembro de 2012

Diferença entre SATA e PATA


A tecnologia Parallel ATA (PATA) antecede o Serial ATA um (SATA) em mais de uma década. Foi o padrão da indústria premier por muitos anos. Ambas as tecnologias são basicamente dispositivos de interface, que conectam as unidades de disco rígido, disco óptico que é a sua unidade de DVD e outros dispositivos de armazenamento, com a placa-mãe do seu computador através do adaptador de host. Eles realizam a tarefa mais importante de transferência de dados.

Comparação da SATA e PATA

Normalmente, os dispositivos paralelos são supostos para transferir dados mais rapidamente do que os dispositivos da série. Por uma vez, isso não é verdade! SATA é realmente muito mais rápido do que PATA. Uma comparação dos comprimentos dos cabos dos dois dispositivos revela que enquanto que os cabos PATA número até 26 pode atingir um comprimento máximo combinado de 18 polegadas, SATA pode ter apenas 1 metro de cabo de comprimento. Devido ao número abundante de cabos largos para PATA, ele é obrigado a ter um monte de espaço. Em um gabinete de computador já congestionada, o que torna difícil para o calor, para se dissipado.

Em comparação com isso, SATA tem apenas dois fios bastante estreitas, que são mais de comprimento. Isto torna mais fácil a dispô-los de um modo conveniente de modo a evitar o congestionamento.

A diferença mais importante entre os dois é a taxa de transferência de dados que eles oferecem. Aqui SATA é inerentemente superior. Ele oferece uma velocidade de 600 MB / s, que provoca uma diminuição fenomenal em tempo de transferência de dados do disco rígido e outros dispositivos. No entanto, PATA oferece apenas a velocidade de um reles 133MB/sec.

O consumo de energia de um dispositivo de SATA é apenas uma fracção do que um dispositivo PATA requer. PATA requer 5 V para a operação, enquanto SATA leva apenas 250 mV. Com arquitetura de computadores cada vez mais compactado em laptops e sua capacidade limitada da bateria, uma menor necessidade de poder é sempre melhor. Mais de entrada a potência, maior é a possibilidade de calor!

Com o advento de dispositivos como pen drives ou pen drives, é cada vez mais necessário que o computador tenha "hot swapping" facilidade. Ou seja, você deve ser capaz de unir e remover esses dispositivos portáteis de armazenamento sem a necessidade de qualquer computador reiniciar! Esta facilidade não está disponível em dispositivos PATA e aqui é onde a tecnologia SATA oferece o golpe de misericórdia ao seu antecessor. Todos os dispositivos SATA têm facilidade 'hot swap'. Uma vez que o software necessário para esta troca a quente, que é construído em para a maioria dos sistemas operacionais agora, está instalado, a instalação está disponível na maioria dos laptops e computadores modernos que têm dispositivos SATA. SATA também tem uma disposição para a plena transferência de dados duplex. Isso é o envio de dados e recebimento é possível simultaneamente. Aqui também, PATA proporciona um espaço em branco. É ainda de incorporar este.

Continuando a história de aflição para a tecnologia PATA, ele tem problemas de incompatibilidade de software também! Muitas vezes você não pode instalar um sistema operacional em particular se a sua PATA incompatíveis. Como de costume, os dispositivos SATA não tem esses problemas e ter uma compatibilidade de software quase perfeito.

Não é preciso ser um homem brilhante para prever que a tecnologia SATA vai eliminar gradualmente PATA ea partir de 2009, quase tem. Ainda assim, dispositivos PATA são usados ​​em áreas de nicho como certas indústrias que utilizam tecnologia embarcada, que têm instalações de armazenamento Compact Flash.

Esta é a forma como ele é na corrida de hoje da tecnologia. Novos produtos outclass rápido que os antigos. O tempo de estar na moda para qualquer nova tecnologia é mais curto agora. A redundância é um destino que é inevitável para todos os produtos se as modificações não são feitas de acordo com demandas mais novos!...

2 comentários: