quinta-feira, 15 de novembro de 2012

IBM tem se tornado irrelevante?


Anos atrás, a indústria de tecnologia foi definida pela IBM e pelo "grupo" (Burroughs, Univac, NCR, CDC, e Honeywell). Um por um, o GRUPO lentamente evaporado e ou foram incorporadas outras entidades ou tomado um banco traseiro de outros, como o digital, Wang, Dados Gerais, e outros, os quais também têm montados fora no por do sol. Na indústria de software, as grandes armas costumava ser Cincom, Cullinane, MSA, e Computer Associates, mas agora é difícil encontrar alguém na empresa que ainda se lembra de seus nomes.

Hoje, Wall Street define a indústria de tecnologia por nomes como Google, Apple, Cisco, Dell, Microsoft, Priceline, Facebook, Intuit, Yahoo! e outros. Notavelmente, o nome da IBM raramente aparece nesta matéria o que me leva a acreditar que eles estão começando a desaparecer de vista como o GRUPO fez anos antes.

Houve um tempo, quando você mencionou o nome de "IBM" que conjurou imagens de mainframes, computadores de médio porte, PCs, redes, sistemas operacionais, SGBD "e equipamentos de escritório. Hoje, eu não estou muito certo exatamente o que ela representa. Eu acho que eles ainda vendem "big iron", mas eles abdicaram tudo mais para os outros. Eles falam sobre coisas como middleware, dispositivos de armazenamento e servidores de arquivos, o que é muito longe da linha de produtos abrangente que uma vez dominou a indústria.

Durante anos ele foi bem compreendido no mundo corporativo que você nunca poderia ser demitido por recomendar a compra de produtos da IBM. Foi a aposta segura. Agora eles têm a sorte de ser mesmo considerado na corrida. Do ponto de vista do hardware, eu ainda acredito que eles sabem como projetar produtos. Eu ainda tenho alguns dos seus PC que, quando você olha sob a tampa, são solidamente construídas e muito melhor do que apenas sobre qualquer outra pessoa. Mas a IBM agora se encontra na incômoda posição de ter de provar a si mesmo como um fornecedor de soluções viáveis.

IBM costumava ser conhecido por táticas de marketing fortes, alguns dizem desajeitada, mas isso começou a mudar na década de 1990 como a IBM concordou o ambiente de trabalho para a Microsoft. Em vez de dominar a indústria, eles agora parecem ser de conteúdo para deitar nas cordas absorvem um soco após o outro. O que me incomoda é que eles dão a aparência de uma empresa que não está mais no comando de seu próprio destino e depender dos outros para a direção. Para mim, este é o sinal de uma empresa à beira de se tornar irrelevante....

Nenhum comentário:

Postar um comentário